Quem Somos

Quem somos?

A CEACV é um Centro de Formação Profissional foi promovida pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Rural (APDR) e, criada por um grupo de pessoas preocupadas com a formação profissional dos jovens, filhos de agricultores e suas famílias, e foi constituída por escritura pública em 28 de Dezembro de 1989, como associação sem fins lucrativos. A sua constituição foi publicada no D.R., III Série, nº 61, de 14-03-1990, tendo por objecto social a promoção profissional, cultural e social do meio agrícola e rural.

 

Missão

O nosso principal objectivo é contribuir para a promoção e desenvolvimento do meio onde nos inserimos através da formação profissional, intervindo quer a nível cultural, quer a nível social, promovendo assim a transformação e melhoria das pessoas e do meio, através de uma participação real e directa das mesmas nas acções de desenvolvimento, na delimitação, orientação e no decorrer dessas acções. Este é um objectivo que sempre nos acompanhou, ao longo de todos estes anos e sempre nos acompanhará, pois é uma filosofia desta escola.

A CEACV representa um factor de promoção pessoal e colectiva no meio rural, porque dota os jovens, através da formação profissional, dos valores humanos, intelectuais e profissionais necessários para assumir responsavelmente o seu papel na sociedade. Estimula o espírito de iniciativa para empreender acções orientadas para melhorar a sua vida profissional e social vinculando-os ao meio.

 

Visão

A CEACV distingue-se de outras Escolas e Centros de Formação, não apenas pela singularidade dos seus objectivos, mas também pela especificidade dos seus princípios:

 

  1. Alternância Pedagógica: integração dos alunos numa experiência sócio-profissional de carácter permanente, sendo a formação concebida como uma sucessão regular de períodos de aprendizagem no posto de trabalho e períodos de aprendizagem no centro educativo;
  2. Participação Familiar: responsabilidade dos pais na educação dos filhos (orientando a formação prática, quando possível, e acompanhando a evolução escolar) e na gestão da associação;
  3. Pequeno Grupo: permanência no centro educativo de um grupo relativamente reduzido de alunos, o que favorece a formação personalizada, o trabalho em grupo, a convivência em ambiente familiar.

 

O projeto CEACV

O projeto CEACV visa desenvolver nos formandos, além da aquisição das capacidades técnicas próprias da qualificação profissional, a sua integração no meio e comunidade envolvente, o espírito de iniciativa, o gosto pelo trabalho prático, intelectual e científico, a capacidade de trabalho em equipa, associada a uma educação e formação humana adequadas, com apoio e participação dos respectivos pais.

Esta ligação da CEACV às pessoas e empresas do meio envolvente cria ainda melhores condições para o acesso ao primeiro emprego dos formandos após a conclusão dos seus cursos, contribuindo para a sua fixação na sua zona de origem.

Comments are closed.